Doenças Comuns


Como já referimos os Idosos são seres frágeis. Por isso, nós resolvemos informarmo-nos um pouco mais sobre as doenças e problemas mais comuns que podem surgir na terceira idade.
Assim temos como:
  •   Alzheimer:

Esta doença degenerativa, de momento é incurável e letal. Foi descoberta pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora também seja possível atingir pessoas mais novas.
“Em 2006, o número de portadores de Alzheimer diagnosticados era de cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo”





10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer:

1.       Perda de Memória (Leva o idoso a esquecer-se de nomes ou palavras, mas recordá-los posteriormente.)
2.      Dificuldade em planear ou resolver problemas (Quando este comete erros ocasionais, por exemplo a passar um cheque)
3.      Dificuldade em executar tarefas familiares (Pode precisar de ajuda para gravar um programa de televisão ou deixar as batatas no forno, pode até mesmo esquecer-se de tomar uma refeição, por exemplo.)
4.      Perda da noção de tempo e desorientação (Fica confuso sobre qualquer coisa, mas ainda se volta a lembrar)
5.      Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais (Pode vir a ter problemas de visão como cataratas)
6.     Problemas de linguagem (Tem dificuldade em encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa)
7.      Trocar o lugar das coisas (Perder coisas de vez em quando, como os óculos ou o comando da televisão pela casa)
8.     Julgamento fraco ou diminuído (Incapacidade de tomar decisões correctas)
9.     Afastamento do trabalho e da vida social (o idoso sente-se cansado da sua vida familiar, do trabalho se ainda trabalhar não apetecendo-lhe sair de casa)
10.  Alterações de humor e personalidade (Desenvolve formas muito especificas de resolver as coisas e irrita-se com muita facilidade quando a sua rotina é interrompida)


  •     AVC - Acidente Vascular Cerebral
O acidente vascular cerebral vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.
O paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e deficit visual súbito. A rápida chegada ao hospital é o mais importante para a decisão terapêutica. São factores de risco para AVC a idade avançada, pressão alta, tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio e fibrilação atrial.



Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas surgem de forma repentina.

1.      - Dor de cabeça intensa
2.      - Dificuldade em falar, ler, escrever e em se equilibrar
3.      - Diminuição ou perda da força muscular ou sensação de formigueiro na cara, braço ou perna
4.      - Perda da visão em um ou ambos os olhos
5.      - Náuseas e vómitos


  • Parkinson
A doença de Parkinson, ou o mal de Parkinson é degenerativa do sistema central nervoso e é uma doença neurológica, ou seja, é uma disfunção nos neurónios. Foi descrita por James Parkinson em 1817.
Esta doença surge maioritariamente após os 50 anos de idade, é muito comum entre os idosos e acontece quando vários neurónios numa certa zona do cérebro morrem. Este problema vai evoluindo ao longo do tempo, e com o passar deste, vai se agravando. A doença pode ser causada por toxinas, doenças metabólicas, o efeito colateral de medicamentos, entre outras. É uma doença ideopática e hereditária.

Sintomas:

1.       Tremores constantes;
2.      Hipocinesia (movimentos diminuídos ou mais lentos, dificuldade em levantar-se de uma cadeira ou cama, falar, vestir-se, andar, etc.);
3.      Rigidez e instabilidade na postura;
4.      Movimentos extra piramidais (não voluntários);
5.      A linguagem é lenta;
6.     O doente não consegue expressar sentimentos na face
Idosos com esta doença têm elevado risco de queda. É uma doença sem cura mas que pode ser tratada de forma a atrasar a evolução do processo.

Etapas da vida

Nós próprios!

Bom dia alunos! O nosso grupo propõe um pensamento para este dia. Somos jovens e com saúde... quantas vezes pensamos nos idosos que existem na nossa família? Quantas vezes deixamos de os ir visitar para fazer algo mais interessante, ou até algo que seja apenas menos aborrecido que estar na casa da avó a ver tv, com os 4 canais apenas? E quando eles morrem, choramos. Pois.. Todos seremos idosos um dia. Quando esse dia chegar, iramos olhar para trás e ficar tristes se a nossa família nos deixar sozinhos o dia inteiro; Se nos abandonar no hospital, que é provavelmente o momento em que mais precisamos de alguém para reviver os melhores momentos da nossa vida; Se nos maltratar ou apenas despejar num lar mesmo que ainda tenhamos saúde... pensem nisso :)


VISITEM-NOS NO DIA 22 DE MAIO, DOMINGO ENTRE AS 11H00 E 13H00 NA ESCOLA SECUDÁRIA DE ODIVELAS NA SALA LF3.

SIGAM A GERAÇÃO ESQUECIDA




Campanha sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, desenvolvida pela APAV