Abandono e Solidão


Solidão e abandono.
Chegar à terceira idade é, hoje, um verdadeiro drama...
Há histórias de vida verdadeiramente tristes!
Histórias de quem tanto deu à sociedade e que, agora, se depara com um resto de vida de quase clausura, ou seja, fechados e afastados do mundo. 
Os idosos são atirados para os lares...
E por mais que se defenda que os idosos são muito bem tratados nos lares, o simples facto de terem sido obrigados a ficar sem a família, ou seja, afastados daqueles de quem eles mais amam e aqueles com que suspostamente eles poderiam contar, é por si só, um sofrimento que só eles sabem explicar, e classificar o quanto este acto os magoa.
Depois de tudo o que fizeram, de  todo o amor e ternura que dedicaram pelos seus filhos, e nao só,  muitos idosos recebem em troca abandono,uma vida de solidão, não só como  maus-tratos num momento em que se passa por uma fragilidade física e mental que é a velhice.
Deixados pela família em abrigos, esquecidos nos hospitais, mandados para lares,  a maioria dos idosos não recebe visitas nem mesmo nas datas mais importantes e especiais, como o Dia do Pai/ da Mãe, aniversários, Natal, Páscoa ou no dia do idoso.





É muito triste chegar a esta idade e se vermos-no sós...alguns porque não foram bons, amorosos com os seus  familiares e hoje colhem o que plantaram, porque ninguém quer estar com eles, por causa de discussoes e confusões!

 ...Outros por abandono mesmo, onde os familiares não ligam alguma aos seus idosos. deixamnos nos hopitais porque não têm paciencia para tomar conta deles, para os ouvir! Deixam-nos em lares, ao cuidado das enfermeiras e auxiliares, visitando-os só em dias especiais e isto se os visitarem.

Por experiência do grupo, que visitou vários lares, viu o olhar de cada idoso ao receber uma visita.
Tantos foram aqueles que nos pergutaram, o porquê de fazermos isto por eles?
 Perguntaram-nos, porquê é que nos preocupavamos com eles?

Nós não soubemos responder a múltiplas perguntas, como as de cima, apenas dissemos:
"É porque voçês merecem!"
Eles olhavam-nos com um sorriso nos olhos e outro nos labios, sem querer mostrar-se comovidos, questionavam-nos mais uma vez, "Quando é que vão cá voltar?"

Às vezes um gesto vale mais que mil palavras.

O ser humano, é um ser que começa e envelhecer desde do dia em que se forma dentro da barriga da sua mãe.

Portanto o grupo pede para serem felizes e aceitaram a idade que se tem, porque o envelhecer não é razao de vergonha, mas de orgulho e sabedoria.




Etapas da vida

Nós próprios!

Bom dia alunos! O nosso grupo propõe um pensamento para este dia. Somos jovens e com saúde... quantas vezes pensamos nos idosos que existem na nossa família? Quantas vezes deixamos de os ir visitar para fazer algo mais interessante, ou até algo que seja apenas menos aborrecido que estar na casa da avó a ver tv, com os 4 canais apenas? E quando eles morrem, choramos. Pois.. Todos seremos idosos um dia. Quando esse dia chegar, iramos olhar para trás e ficar tristes se a nossa família nos deixar sozinhos o dia inteiro; Se nos abandonar no hospital, que é provavelmente o momento em que mais precisamos de alguém para reviver os melhores momentos da nossa vida; Se nos maltratar ou apenas despejar num lar mesmo que ainda tenhamos saúde... pensem nisso :)


VISITEM-NOS NO DIA 22 DE MAIO, DOMINGO ENTRE AS 11H00 E 13H00 NA ESCOLA SECUDÁRIA DE ODIVELAS NA SALA LF3.

SIGAM A GERAÇÃO ESQUECIDA




Campanha sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, desenvolvida pela APAV