Maus Tratos

Já alguma vez, imaginaste nos dias de hoje, vir retatrar este assunto dentro deste tema, "os idosos"?


Apostamos que não!!



Então vamos explicar-te, imaginas como é que alguém pode praticar tal acto para com os idosos?
Nós imaginamos!!
Infelizmente, maus tratos contra idosos, são acontecimentos cada vez mais comuns nas sociedades de hoje em dia. O que nos assusta é que os próprios causadores desde terror, possam ser as pessoas com as quais ele tenham mais contacto, assim como os familiares que sejam responsáveis por eles, bem como lares e hospitais.


Podemos dizer, que hoje em dia, através de notícias que se vêem na televisão, que este grupo é explorado finaceiramente, apesar de impróprio e ilegal, o uso sem o consentimento dos seus recursos financeiros é considerado crime, e acontece cada vez mais nos nossos dias. Não esquecendo também, que existem pessoas capazes de armar esquemas para burlar os idosos nas nossas sociedades, pois por serem consideradas mais velhos, há muita gente, que os acha ser mais fáceis de enganar.
Os abuso e a violência psicológica, bem como a violência fisíca são mais exemplos de maus tratos a idosos e consideramos, por isso, actos muito tristes na nossa sociedade. São inaceitáveis os maus tratos contra a terceira idade, principalmente quando o agressor é um familiar próximo. Isto é deveras horrível, e de certo modo chocante, porque nunca nos ocorreu poder passar por cima dos mais fracos. É um acto sem perdão moral.
Mandar calar, gritar, ameaçar, são  exemplos de violência psicológica.
O abuso sexual e/ou violência por parte do marido para com a sua esposa, também idosos, são exemplos de violência fisíca.



Não provindenciar o conforto necessário, e deixar de cuidar de uma pessoa idosa sem qualquer preocupação, é considerado negligência. Por isso, também é considerado uma forma de maltrato ao idoso, porque este necessita de auxílio para cuidar das suas necessidades básicas, tais como a medicação correcta a tomar, a alimentação devida, cuidado com a higiene deste e acima de tudo um pouco de atenção, visto que normalmente passam muito tempo sozinhos. 






Onde podem ocorrer estes maus tratos?



- Na casa do próprio idoso;
- Na casa de um familiar;
- Na comunidade em que vive;
- Em lares e em hospitais. 






 Mas existem várias alternativas ao abandono, negligência e/ou maus-tratos contra os idosos, nomeadamente:

Lares de Idosos - Estas instituições fornecem alojamento(temporário ou permanente)aos idosos que precisam de ser ajudados nas suas actividades diárias, quando o familiar não tem possibilidades.

Lares para cidadãos dependentes Estes lares representam uma ajuda residencial aos idosos com um grande nível de dependência, nomeadamente acamados etc;
Centros de dia Estes centros prestam apoio aos idosos da comunidade em que se insere, com o objectivo de realizar actividades que mantenham os idosos de certa forma activos;
Centros de convívio Centros locais onde os idosos podem passar o seu dia e realizar actividades e conviver com os restantes;

O apoio domiciliário – Quando os familiares não têm disponibilidade de cuidar do idoso, podem recorrer a outros familiares ou vizinhos que estejam disponiveís, e até mesmo a pessoas especializadas para que possam prestar o apoio que ele precisa, assegurando-lhe as necessidades básicas e actividades diárias que já não consegue realizar sozinho (tomar banho, etc…). É uma boa opção visto que o idoso permanece na sua casa, que para ele pode constituir um alicerce muito importante para a sua identidade social.

Acolhimento familiar – Quando o idoso não tem uma família natural, ou se esta não tem condições de o manter na sua residência, existem famílias que podem acolhê-lo temporariamente;


As colónias de férias e o turismo sénior – Mantêm o equilíbrio físico, psíquico, emocional e social do idoso. Estas prestações sociais permitem aos mais velhos realizar actividades que satisfazem as suas necessidades de lazer; 



O termalismo – Uma boa alternativa ao idoso, em vez do isolamento, permite-lhe sair do meio social em que vive, e ir uns tempos de férias. Desta forma, recebendo tratamentos naturais reduz também a quantidade de medicamentos a tomar.


Etapas da vida

Nós próprios!

Bom dia alunos! O nosso grupo propõe um pensamento para este dia. Somos jovens e com saúde... quantas vezes pensamos nos idosos que existem na nossa família? Quantas vezes deixamos de os ir visitar para fazer algo mais interessante, ou até algo que seja apenas menos aborrecido que estar na casa da avó a ver tv, com os 4 canais apenas? E quando eles morrem, choramos. Pois.. Todos seremos idosos um dia. Quando esse dia chegar, iramos olhar para trás e ficar tristes se a nossa família nos deixar sozinhos o dia inteiro; Se nos abandonar no hospital, que é provavelmente o momento em que mais precisamos de alguém para reviver os melhores momentos da nossa vida; Se nos maltratar ou apenas despejar num lar mesmo que ainda tenhamos saúde... pensem nisso :)


VISITEM-NOS NO DIA 22 DE MAIO, DOMINGO ENTRE AS 11H00 E 13H00 NA ESCOLA SECUDÁRIA DE ODIVELAS NA SALA LF3.

SIGAM A GERAÇÃO ESQUECIDA




Campanha sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, desenvolvida pela APAV