Idoso




 O Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa é classificada como idosa cronologicamente, tendo mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.


As pessoas idosas têm:   
  •    Habilidades regenerativas limitadas, ou seja, devido às células da pigmentação "deixarem" de funcionar;  
  • Ocorre uma mudança da cor do cabelo para cor cinzenta ou branca, queda de cabelo e redução dos pêlos (Alopécia);
  • Rugas; 
  • Mudanças físicas, como a diminuição da capacidade visual e das funções neurológicas assim como o raciocínio e memória.    
  •   Mudanças emocionais que expõem a qualidade de vida dos idosos ao perigo.   
  •   Desenvolvem vários tipos doenças como a incontinência urinária e o Alzheimer, entre outras, visto o sistema imunitário ser mais fragilizado.
Variações Culturais


Os idosos são vistos em diferentes perspectivas consoante as várias culturas em que estão inseridos. Por exemplo, na cultura oriental os idosos são vistos como um símbolo de sabedoria devido às experiências vividas, e por isso são os mais respeitados e com o mais alto estatuto na sociedade.  
Por outro lado, nas culturas ocidentais, parecem representar, de certa forma um “estorvo” na vida dos mais jovens, visto que não representam um papel tão activo na sociedade.



No Japão, por exemplo, a velhice é sinónimo de sabedoria e de respeito.
O fenómeno envelhecer é natural em todas as espécies de animais e tem sido a preocupação da “chamada civilização contemporânea”.
Lá os idosos são tratados com respeito e atenção, devido à vasta experiência acumulada através dos seus anos de vida. A família é o Porto Seguro do idoso nesta sociedade.
As crianças e adolescentes, consideram com orgulho os sacrifícios realizados pelos seus idosos em benefício da família. Tais como começar a trabalhar mais cedo para cobrir as despesas da casa, ou seja, sustentá-la e pagar os estudos dos filhos, mesmo com pouca instrução demonstrando sempre alegria, festa e plenitude pela presença do idoso.
Os japoneses consultam os seus anciãos antes de tomarem qualquer grande decisão, por considerarem os seus concelhos sábios e experientes.
Em outros grupos das sociedades antigas, o ancião ocupava sempre uma posição digna. Os idosos têm uma forte actuação tanto nas decisões políticas como nas decisões dentro do seu grupo social.
O aniversário do idoso é festejado, no Japão, de forma solene. E ainda têm o Dia do Respeito ao Idoso (keiro no hi), o qual é comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de Setembro, este dia chegou a ser decretado como feriado nacional em 1966. É um feriado dedicado aos idosos, e quando os japoneses rezam pela longevidade dos mais velhos agradecendo as contribuições feitas à sociedade ao longo das suas vidas.
 
Não se perguntam as idades das mulheres jovens, apenas às mais idosas que respondem com muito orgulho terem 70 ou 80 anos, ao contrário do que se passa nas nossas sociedades, pois é-nos dito que é falta de educação perguntar a idade aos mais velhos para evitar levantar constrangimentos como se fosse uma vergonha ter muitos anos de vida!
Na tradição japonesa, ao complementar os 60 anos de idade, é permitido ao homem o uso de blazer vermelho, pois é preciso completar seis décadas de vida para ter a liberdade de usar a cor dos deuses.


Etapas da vida

Nós próprios!

Bom dia alunos! O nosso grupo propõe um pensamento para este dia. Somos jovens e com saúde... quantas vezes pensamos nos idosos que existem na nossa família? Quantas vezes deixamos de os ir visitar para fazer algo mais interessante, ou até algo que seja apenas menos aborrecido que estar na casa da avó a ver tv, com os 4 canais apenas? E quando eles morrem, choramos. Pois.. Todos seremos idosos um dia. Quando esse dia chegar, iramos olhar para trás e ficar tristes se a nossa família nos deixar sozinhos o dia inteiro; Se nos abandonar no hospital, que é provavelmente o momento em que mais precisamos de alguém para reviver os melhores momentos da nossa vida; Se nos maltratar ou apenas despejar num lar mesmo que ainda tenhamos saúde... pensem nisso :)


VISITEM-NOS NO DIA 22 DE MAIO, DOMINGO ENTRE AS 11H00 E 13H00 NA ESCOLA SECUDÁRIA DE ODIVELAS NA SALA LF3.

SIGAM A GERAÇÃO ESQUECIDA




Campanha sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, desenvolvida pela APAV