Como já referimos os Idosos são seres frágeis. Por isso, nós resolvemos informarmo-nos um pouco mais sobre as doenças e problemas mais comuns que podem surgir na terceira idade.
Assim temos como:
Alzheimer:
Esta doença degenerativa, de momento é incurável e letal. Foi descoberta pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora também seja possível atingir pessoas mais novas.
“Em 2006, o número de portadores de Alzheimer diagnosticados era de cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo”
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer:
1. Perda de Memória (Leva o idoso a esquecer-se de nomes ou palavras, mas recordá-los posteriormente.)
2. Dificuldade em planear ou resolver problemas (Quando este comete erros ocasionais, por exemplo a passar um cheque)
3. Dificuldade em executar tarefas familiares (Pode precisar de ajuda para gravar um programa de televisão ou deixar as batatas no forno, pode até mesmo esquecer-se de tomar uma refeição, por exemplo.)
4. Perda da noção de tempo e desorientação (Fica confuso sobre qualquer coisa, mas ainda se volta a lembrar)
5. Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais (Pode vir a ter problemas de visão como cataratas)
6. Problemas de linguagem (Tem dificuldade em encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa)
7. Trocar o lugar das coisas (Perder coisas de vez em quando, como os óculos ou o comando da televisão pela casa)
8. Julgamento fraco ou diminuído (Incapacidade de tomar decisões correctas)
9. Afastamento do trabalho e da vida social (o idoso sente-se cansado da sua vida familiar, do trabalho se ainda trabalhar não apetecendo-lhe sair de casa)
10. Alterações de humor e personalidade (Desenvolve formas muito especificas de resolver as coisas e irrita-se com muita facilidade quando a sua rotina é interrompida)
- AVC - Acidente Vascular Cerebral
O acidente vascular cerebral vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.
O paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e deficit visual súbito. A rápida chegada ao hospital é o mais importante para a decisão terapêutica. São factores de risco para AVC a idade avançada, pressão alta, tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio e fibrilação atrial.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas surgem de forma repentina.
1. - Dor de cabeça intensa
2. - Dificuldade em falar, ler, escrever e em se equilibrar
3. - Diminuição ou perda da força muscular ou sensação de formigueiro na cara, braço ou perna
4. - Perda da visão em um ou ambos os olhos
5. - Náuseas e vómitos
- Parkinson
A doença de Parkinson, ou o mal de Parkinson é degenerativa do sistema central nervoso e é uma doença neurológica, ou seja, é uma disfunção nos neurónios. Foi descrita por James Parkinson em 1817.
Esta doença surge maioritariamente após os 50 anos de idade, é muito comum entre os idosos e acontece quando vários neurónios numa certa zona do cérebro morrem. Este problema vai evoluindo ao longo do tempo, e com o passar deste, vai se agravando. A doença pode ser causada por toxinas, doenças metabólicas, o efeito colateral de medicamentos, entre outras. É uma doença ideopática e hereditária.
Sintomas:
1. Tremores constantes;
2. Hipocinesia (movimentos diminuídos ou mais lentos, dificuldade em levantar-se de uma cadeira ou cama, falar, vestir-se, andar, etc.);
3. Rigidez e instabilidade na postura;
4. Movimentos extra piramidais (não voluntários);
5. A linguagem é lenta;
6. O doente não consegue expressar sentimentos na face
Idosos com esta doença têm elevado risco de queda. É uma doença sem cura mas que pode ser tratada de forma a atrasar a evolução do processo.